Como Fazer um Almoço Saúdavel ou Saboroso nos Domingos

Família é a base de tudo e é nela que encontramos nossa raízes. Porém, com o corre corre do dia a dia, muitas vezes mal temos tempo de conversar com nossos familiares.

Por isto, no Brasil há o costume de se dedicar os dias de Domingo a visitar os familiares.

Assim, o Domingo é um dia para colocar as conversas em dia e fazer uma deliciosa refeição em companhia das pessoas a quem se ama, reforçando assim os laços de união.

Se você costuma receber familiares e amigos, confira então duas dicas saborosas de prato para domingo:

Cardápio Light de Domingo

Esta é uma opção leve e fácil de preparar, e que ainda vai agradar aquele tio vegetariano que você não via há tempos.

Como prato principal, faça uma lasanha de legumes. Seus principais ingredientes são brócolis, couve-flor e cenouras, além de molho de tomate, requeijão light, parmesão ralado e ricota. Uma dica interessante é usar molhos de tomate já temperados e que já venham com ricota. Para tempero, use alho e uma pitada de pimenta do reino. Fica uma delícia!

A lasanha pode acompanhar arroz branco e peito de frango grelhado.

Para o peito de frango grelhado, use umas gotinhas de shoyo na chapa junto ao tempero tradicional. O sabor ficará muito especial.

Prepare uma salada simples e saudável de alfaces e tomates fatiados, que pode ser regada com azeite de oliva extra virgem para se tornar ainda mais saudável. Umas gotinhas de limão ou vinagre também caem muito bem.

Como sobremesa, faça uma salada de frutas com frutas da época e tempere com mel. Ficará deliciosa e muito saudável! Frutas que ficam especialmente gostosas em saladas de frutas são mangas, maçãs, bananas, mamão e abacaxi. Fatias de quiuí também ficam ótimas!

Cardápio Especial de Domingo

Esta dica é um pouco mais calórica, mas também deliciosa!

Como prato principal, prepare um delicioso arroz de forno, regado com bastante molho de tomate. Coloque em meio ao arroz ervilhas, milho verde, intercalando camadas de presunto e mussarela com camadas de arroz em uma forma refratária. Não se esqueça de somente deixar no forno tempo suficiente para derreter a mussarela ou o arroz de forno ficará seco.

Carnes que ficam muito boas com arroz de forno são lombo ou pernil assados.

Faça para acompanhar uma salada de verduras cruas como agrião, alface e acelga. Esta salada também pode ser regada com bastante azeite de oliva.

Como sobremesa, pode-se servir bolo com sorvete para aplacar o calor do verão. Existem várias receitas de bolo que ficam ótimas com sorvete, mas uma combinação em especial muito apreciada é de bolo de chocolate com sorvete de baunilha.

Prepare um delicioso almoço de domingo e curta um ótimo dia com a família!

Dicas de Saladas Saúdaveis para Manter a Boa Forma

Atualmente, cresce o número de pessoas que se preocupa com a sua saúde e o seu bem-estar.

 

Muitas recorrem às academias de ginástica e parques para se exercitarem.

 

No entanto, além de fazerem exercícios, elas também cuidam da alimentação, pois sabem que comer bem ajuda a manter o organismo saudável.

 

Entre os pratos que mais representam o binômio

saúde-alimentação está o de saladas

.

 

Diferentes ideias de dietas alimentares saudáveis

Muita gente, apesar de saber que as saladas são um excelente alimento, torce o nariz e não quer nem ouvir falar em comê-las.

O que essas pessoas não devem saber é que existem várias receitas de saladas, e não somente a tradicional que leva tomate e alface.

Elas, inclusive, podem ser servidas como uma refeição ao invés de serem oferecidas como entrada antes do prato principal.

Normalmente, as pessoas gostam mais de comer salada nos dias mais quentes, por ser um alimento mais leve, no entanto, ela pode ser saboreada todos os dias do ano, independentemente da estação. Basta escolher entre as inúmeras opções de saladas existentes.

Dicas e benefícios das saladas para seu corpo

Bom, agora que você sabe que existem mais tipos de saladas do que imaginava, vamos dar algumas dicas alimentares que podem fazer com que você passe a olhar estes pratos com mais atenção.

Afinal de contas, há receitas de saladas para todos os gostos, por isso, provavelmente, você irá encontrar algumas que satisfaçam ao seu paladar.

Veja como montar uma salada colorida

Se você vai almoçar em casa, pode optar por preparar saladas que levem feijão fradinho, lulas, macarrão parafuso com creme de leite, bacalhau com pimentões, lentilha, mexilhão, camarão com ervilha e salmão ou frango defumado, entre outras.

Altamente nutritivas e saborosas, essas saladas fazem com que você fique saciado(a) por um bom tempo.

Saladas mais praticas

Já quem está de dieta pode escolher saladas mais light e que levam, por exemplo, pepino, cenoura e hortelã, legumes variados, alcachofra e agrião, abobrinha, tomate e cebola, rúcula, entre outras.

Não se pode esquecer das deliciosas saladas de frutas. Você pode misturar quantas frutas quiser, inclusive, as frutas da estação. No caso da salada de fruta, não há horário para comê-la.

Ela pode ser servida no café da manhã, como sobremesa após o almoço, pode ser saboreada nos intervalos das refeições, e até mesmo no jantar, em substituição a refeição que se costuma fazer à noite.

Dependendo da salada que será preparada, ela não irá precisar de muitos ingredientes, por isso, normalmente, as receitas de saladas não são difíceis de serem feitas.

Você pode até levar para o seu trabalho, no caso de não ter tempo de ir almoçar em um restaurante. Por isso, até mesmo quem não gosta de cozinha pode seguir o passo a passo das receitas e preparar pratos saborosos e saudáveis.

Cuidados e dicas alimentares para uma vida mais prazerosa

Alimentação saúdavelUma vez apreendi que o segredo para uma vida de sucesso é fazer certo as coisas que fazemos todos os dias e comer é uma delas. Tendo uma alimentação saudável você vai colher os benefícios em várias áreas da sua vida.

Quando nos alimentamos bem temos mais energia, disposição e claro saúde para praticar esportes, trabalhar, viajar e se divertir.

Muitos especialistas dizem que somos um espelho do que comemos. Se você comer apenas porcarias será uma porcaria, porém se você comer coisas saudáveis, leves e cheias de vida você terá uma vida mais alegre.

Agora você Poe estar pensando?

  • mas comer é um dos prazeres da vida. Como vou deixar de comer os doces, salgados e delícias que fazem mau?

É preciso moderação e bom senso ao comer

Bem, na verdade não precisa aderir  filosofia oito ou oitenta e sim comer adequadamente.

Nada impede que você coma um doce em uma festa no trabalho se na refeição anterior você comeu apenas alimentos saudáveis.

Ou então fazer alguns exageros nas viagens de férias. O que não se pode é fazer das escorregadas alimentares um padrão.

Porém caso você não consiga se segurar uma boa ideia é participar de um grupo de emagrecimento, nele você encontrará outras pessoas que não conseguem segurar a ansiedade da hora de se alimentar. E assim além de ser ajudado, poderá também compartilhar e dividir suas dores e conquistas.

 

Alerta alimentar para atletas

Muitos atletas de alto rendimento, jogadores de futebol, corredores, nadadores e etc. prejudicam o seu desempenho por não seguirem estas regras alimentares básicas.

Se você é um corredor e faz um treino forte e de qualidade e depois repões as suas energias com alimentos e bebidas podres em nutrientes, vitaminas e sais minerais você estará cometendo um crime contra o seu corpo.

Com atitudes assim o treino que seria para melhorar a sua performance física na verdade vai deixar sua musculatura enfraquecida e mais propensa a lhe causar lesões.

Dicas alimentares para viagens

Agora vamos pensar nos viajantes e nas consequências de uma má alimentação. Algo muito comum em viagens de ônibus, avião ou barcos são os enjoos e as indisposições estomacais dos passageiros.

Isto muitas vezes ocorre por uma alimentação errada pré ou durante a viagem. As pessoas comem alimentos pesados, como digestão demorada, como muitas fibras ou de procedência duvidosa e depois tem que sofrer as consequências.

Dica alimentar final

A dica final é comer de acordo com a ocasião. Procure se alimentar como alimentos que lhe deem energia para o dia a dia.

Quando estiver em uma festa permita-se algumas escorregadas, sinta o prazer dos doces e das comidas saudáveis. Porém não abuse.  Coma saudavelmente nas refeições anteriores e posteriores.

Moderação é o segredo. Planeje sua alimentação de acordo com sua rotina e sua vida vai ficar mais fácil e prazerosa.